Skip to content

Como funciona o transporte de veículos no Brasil

Se você tem um carro, moto ou embarcação particular, provavelmente já precisou investir no transporte de veículos pelo menos uma vez na vida. Se ainda não precisou, é provável que esse momento também chegue pra você. Invariavelmente, existem casos onde a melhor solução é enviar um veículo para outra parte do país (ou até do mundo) através da contratação de uma transportadora de veículos qualificada. E é aí que você compreende que precisa entender todos os detalhes sobre este serviço.
Seja para situações de mudança, viagem, compra de veículos online ou através de vendedor particular em outro estado, transportar um veículo através de uma empresa especializada tem se provado a melhor forma de economizar tempo, dinheiro e evitar dores de cabeça. Para longas distâncias, ou mesmo nem tão longas assim, contratar uma transportadora traz muitas vantagens para o cliente, que não precisará se preocupar com itens como tempo, passagens, alimentação, combustível e hospedagem.

Investindo em serviços de transporte de veículos
Nos últimos anos, a contratação de empresas do ramo para realizar o transporte de um veículo se tornou muito popular. Na verdade, os proprietários começaram a compreender que optar por esse serviço traz muitas vantagens e facilita o deslocamento, evitando inclusive danos e desgaste mecânico do próprio veículo que, ao ser transportado por um caminhão-cegonha, fica livre dos riscos de rodar durante todo o trajeto.

Sem a preocupação de dirigir o veículo por longas distâncias, o proprietário economiza com combustível e evita qualquer alteração na sua rotina. Com o envio de um veículo, os custos da viagem são fixos, dependendo do tipo de transporte escolhido, do tamanho do seu automóvel e da distância até o destino.

Opções para o transporte de veículos
Existem 3 modalidades de transporte de veículos atualmente: aérea, aquática e rodoviária. De qualquer forma, é preciso compreender cada uma delas para conseguir avaliar qual delas atende melhor às suas necessidades. Confira:

Transporte aéreo
Feito em aviões de carga, o transporte aéreo é seguro e pode ser contratado para trajetos nacionais ou internacionais. Costuma ser mais caro e mais burocrático, mas também oferece mais proteção e rapidez para a entrega do veículo.

Transporte aquático
Realizados através de atracadores, navios e balsas, o transporte aquático também é feito de forma segura e simplificada. Pode ser feito através da locação de container, de uma vaga em um navio roll in – roll out ou da locação de uma balsa.

Transporte Rodoviário
Como a forma prática e econômica de transportar um veículo, é realizado via caminhões-cegonha e/ou caminhões plataforma através de uma rota definida com segurança.

 

Entrega agendada e modalidade porta a porta
Para qualquer uma das opções de transporte escolhidas, é comum que as empresas ofereçam duas modalidades de entrega: a agendada ou a comum. Dentro desse panorama, as entregas agendadas ocorrem nos dias e horários estipulados pelo cliente, facilitando assim que o transporte não interfira na sua rotina ou na sua viagem, enquanto a entrega comum consiste em coletar e entregar o veículo quando houver um caminhão disponível na mesma rota que a assinalada por você.

Como você deve imaginar, a entrega agendada pode ter um custo maior, dependendo da disponibilidade da empresa e das rotas mais comuns. Mesmo assim, é possível negociar valores e obter descontos especiais.

Outra vantagem oferecida pelas transportadoras é a possibilidade do serviço porta a porta, que nada mais é que a retirada e entrega do veículo diretamente nas garagens ou endereços de coleta e destino, realizando todo o trajeto e possíveis alterações de transporte dentro de um mesmo pacote. Por exemplo, se existe a necessidade de mudar o veículo de um caminhão-cegonha para um caminhão guincho em algum ponto do trajeto, como em casos de restrições de circulação em algumas cidades e estados, a própria empresa se encarrega do translado sem transtornos para o cliente.

Obviamente, o serviço de entrega porta a porta também gera um custo maior no transporte, mas é muito válido e benéfico. Seja como for, em qualquer uma das opções de transporte citadas, é necessário planejamento para garantir os melhores preços e condições.

 

Custo do transporte de veículos
Antes de contratar uma empresa de transportes, o cliente deve estar ciente que, na hora de fazer a sua cotação, você precisará fornecer muitas informações que servirão de base para determinar o valor final do frete. Todos estes dados serão levados em conta pela transportadora para calcular os custos da operação, e são de suma importância para que o contrato seja cumprido com exatidão.

 

Tamanho do veículo
O tamanho do veículo tem ação direta no espaço que ele vai ocupar dentro do caminhão cegonha. Como um fator que pode, muitas vezes, interferir na disponibilidade de vagas de um caminhão, avião, navio ou balsa, a transportadora geralmente precisa avaliar o tamanho do veículo antes de apresentar os valores do frete.

 

Distância
O valor do frete para transportar um veículo está totalmente vinculado à distância do trajeto, isso porque as empresas precisam calcular custos com colaboradores, combustível, desgaste da frota, etc. Sendo assim, quanto maior a distância, maior o valor do serviço.

 

Seguro
Como um item indispensável na contratação dos serviços de transporte de veículos, o seguro é calculado pelas as empresas com base nas especificações do veículo e, em média, é cobrado apenas 1% do valor declarado na apólice.

O cálculo do valor final do serviço de transportes pode ser completamente alterado por ele, já que o modelo e valor do veículo terão impacto no custo da apólice de seguro exigida por lei para realizar o transporte. Dependendo do modelo, ano e valor do carro, os custos podem ser mais altos.

 

Fonte: Patio Transportes

Precisou de guincho? Chama no WhatsApp que iremos até você com o melhor atendimento e preço da região!